Como se preparar financeiramente para as festas de fim de ano
Estamos quase chegando o mês do natal e do ano novo, e, como todo mundo sabe, os gastos com presentes e passeios extras são um convite para novas dívidas. Para lhe ajudar com esse período de gastos e festanças, daremos dicas de como planejar os gastos no mês de dezembro para evitar desajustes financeiros já no primeiro mês do ano.
Separamos as dicas por partes, veja:
Festas em casa:
Para realizar as suas festas de fim de ano, seja para reunir o pessoal do trabalho, o amigo secreto dos amigos, a ceia de natal ou o jantar de ano novo, o importante é planejar.
Fazer listas de convidados e confirmar presenças garante que você não vá comprar, nem cozinhar coisas a mais, e isso significa economia. Não desperdiçar é a melhor forma de não perder dinheiro.
Opte por produtos nacionais, eles são ótimos e têm preços melhores. Ao escolher frutas, por exemplo, prefira as da estação, pois elas são mais baratas e agradam todo tipo de paladar.
Já produtos como damascos, avelãs e nozes não costumam vir em embalagens padronizadas e, por isso, seus preços variam bastante, mas se os preferir, pesquise bastante e compre a granel, que, por não usarem embalagem, são melhores para o meio ambiente e para o seu bolso.
Dicas de quantidades por convidado:
Bebidas
Uísque – 1 garrafa fornece 20 doses
Vinho tinto ou branco e Champanhe – 1 garrafa para cada 2 pessoas
Cerveja – 4 latas por pessoa
Refrigerante ou suco – 2 litros para cada 5 pessoas
Comida
Canapés – 4 ou 5 por pessoa. Eles não são feitos para satisfazer a fome dos convidados, mas para bem recepcioná-los.
Salgadinhos – 6 a 8 por pessoa, caso vá haver um jantar completo. (Se for servido apenas o coquetel, 12 a 15 por pessoa).
Sanduíches – 1 metro de sanduíche serve, em média, 6 pessoas. Mini sanduíches: 5 ou 6 por pessoa.
Queijos – 150g por pessoa.
Arroz – 50g por pessoa (ainda cru).
Massas – 150 a 200g por pessoa.
Camarão – 70g por pessoa.
Carne e peixes – 200g por pessoa.
Churrasco – 300g por pessoa
Docinhos – 5 a 6 por pessoa
Bolo – 100 a 150g por pessoa
Sorvete – 1kg = 20 bolas. Duas bolas por pessoa é o ideal.
Festas na rua:
São inúmeros os convites e os eventos nessa época, nesse caso se faz essencial selecionar, mesmo porque existe uma grande possibilidade de haver eventos distintos no mesmo dia e horário.
É interessante que um evento possa ser bem aproveitado, por isso dê preferência aos que você terá mais afinidade, pelo local ou pessoas que estarão presentes.
Vale a pena também definir uma média do quanto gastar, antes de sair de casa, e pagar tudo no débito ou em dinheiro para evitar surpresas com o cartão.
Compras e presentes:
Fazer lista é sempre uma boa saída, e para os presentes não é diferente. Essa é também uma ótima maneira de não se esquecer do presente de ninguém, fazer tudo planejado e dentro do orçamento. Ademais, os itens mais caros são sempre os comprados de última hora.
Compre tudo com antecedência e determine o que e quanto gastar com cada um. A internet nos permite fazer pesquisas de preço e até comprar sem gastar a sola dos sapatos, por isso aproveite! No entanto, o primordial é consultar o maior número de lojas e abusar dos sites de pesquisa de preço, antes de finalizar a compra.
O aplicativo SaveMe, por exemplo, é uma boa saída para quem gosta de compras coletivas e clubes de descontos. Ele reúne todos os sites brasileiros em um só lugar. É possível visualizar as ofertas próximas por meio de um mapa. Gratuito para sistema iOS e Android
Seja criativo. E ser criativo é, além de tudo, saber gastar com criatividade.